domingo, 5 de junho de 2011

Disseminando um vírus. O melhor caminho para se infectar.

Quando você gosta de algo, é de sua natureza querer compartilhar sua descoberta com alguem que gosta e é assim que o marketing viral funciona, como uma ferramenta usada para ligar os produtos ao cliente, e que por si só o espalham na rede, podendo atingir um público maior que o marketing tradicional e sem custo de material, possibilitando um investimento maior na marca e menor em publicidade.

A grande dificuldade está em conseguir adicionar o efeito viral em uma campanha. Muitas demoram muito para se espalhar e acabam perdendo o seu efeito ou funcionalidade enquanto outras simplesmente não conseguem "contaminar" o seu público alvo. Apesar de a originalidade ser crucial nesse tipo de marketing, existem alguns princípios que devem ser seguidos.

Uma das principais características do marketing viral é a capacidade de provocar alguma reação em seu "alvo", surpreender seu público com fortes emoções como alegria, raiva, paixão, satisfação, etc. pode ser a chave para conquistá-lo e motivá-lo a disseminar sua campanha para outras pessoas.

Outro fator de destaque é o inesperado, inovar trazendo algo novo e com bom conteúdo, fazer algo fora do convencional tende a cativar o público. Esqueça de tentar promover seu produto ou serviço seguindo o padrão, porque todos fazem isso, fazer algo que surpreenda o torna diferente, portanto, um destaque.

Uma das coisas que não pode faltar é o que pode ser chamado de recurso motivador, que funciona oferecendo algo extremamente atraente às pessoas para que as mesmas sintam vontade de compartilhar. Quem não gosta de benefícios gratuitos? Oferecer smiles, wallpapers, ringtones, programas reduzidos, entre outros é uma boa forma de influenciar o seu alvo e induzi-lo a comprar algo que tenha a ver com o recurso gratuito oferecido, como um wallpaper com um filme por exemplo.

Atualmente algo que está chamando muito a atenção das pessoas são as campanhas feitas de maneira amadora, que chamam a atenção pela sua simplicidade se destacando dos outros tipos de campanha que estamos acostumados a ver o tempo todo. O público hoje está "vacinado" contra as campanhas tradicionais e tendem a responder menos a elas. Muitas vezes algo feito de maneira amadora e simples conquista uma divulgação bem mais rápida e abrangente do que uma de caráter profissional.

Embora nem todas as características sejam usadas ao mesmo tempo em uma campanha todas são válidas, cabe a você definir o público que você quer atingir e traçar as melhores combinações para a mesma alavancar, é difícil definir um retorno gerado por uma campanha viral, mas com certeza você ficará sabendo se ela pegou ou não.

Hamilton Rodrigues - Estudante do primeiro período no curso Tecnólogo de Web Design, na Faculdade Castelo Branco.

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