terça-feira, 7 de junho de 2011

Marketing Viral: O novo conceito de se propagar.




Na verdade o marketing viral é uma “evolução”, vamos assim chamar, do marketing boca-boca, que seria nada mais nada menos que uma pessoa passando informações para outra, sobre um produto, marca, etc. na base do boca a boca mesmo.

Com a evolução dos meios de informação, essa técnica tomou uma dimensão de maior importância, com o crescimento da web, com suas comunidades sociais (Orkut, fecebook), blog, e-mails, etc. o que uma pessoa diz em seu blog no Brasil sobre alguma coisa pode ser lido sem dificuldade nenhuma em vários idiomas no no mundo todo.

Então as empresas, se aproveitam de noticias e eventos para fazer com que “certas” pessoas descubram e tomem consciência da marca e tornem-se entusiastas pela mesma. O marketing viral faz essa disseminação da idéia, porem como em um vírus não se preocupa com o hospedeiro, vou explicar; a idéia é passar a mensagem da marca para o maior numero de pessoas sem a procura da certa, achei uma ótima definição no site: que diz o seguinte: “Viral Marketing: Criando mensagens divertidas ou informativas que são feitas para serem passadas adiante de modo exponencial, por e-mail ou eletronicamente.” como podem já ter analisado os mais comuns de marketing viral são os e-mails do tipo correntes.

Uma das características do marketing viral é passar uma informação “agradável, divertida, interessante, etc.” que faça com a informação seja passada para frente, e as pessoas hoje em dia parecem que adquiriram um escudo antipropaganda, quando você passa um e-mail, por exemplo, que está explícito a propagando de uma certa marca dificilmente esse e-mail será passado pra frente.
Portanto, podemos concluir que uma propaganda ”não declarada” é uma forma de marketing pra ser levada muita a sério. Pois, a partir dela uma marca pode alcançar centenas de clientes.
“Marketing Viral, o novo conceito da propaganda.”

Roberta F. Laurindo - Gerente de Criação da Degradê Comunicação Visual, estudante do Curso Superior de Tecnologia em Design Gráfico (WEB DESIGN) na Universidade Castelo Branco, Técnico em Contabilidade pela Instituição de ensino Miécimo da Silva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário